Mande um WhatsApp
19 98836-3175
Envie um e-mail
ola@donds.com.br

Você conhece o termo “Job to be done”?”

Já dizia Henry Ford: “Se eu perguntasse o que os consumidores queriam eles teriam dito que era um cavalo mais rápido”.

É baseado nessa frase da maior referência da indústria automobilística que Clayton Christensen, professor da Harvard Business School, desenvolveu uma técnica chamada “Job to be done”, ou português “trabalho a ser feito”, na qual analisamos e pensamos de uma forma mais expansiva. Em resumo, voltamos a atenção para o consumidor.

Não é a toa que o autor dessa metodologia também é o criador do termo “inovação disruptiva”. A ferramenta é uma forma de analisar as reais motivações que levam o consumidor a comprar determinado produto ou serviço. Vamos aprender a ferramenta? Siga os passos:

#1 – Defina o produto ou serviço a ser analisado/criado/ofertado

#2 – Descubra as tarefas que seu serviço ou produto suprem
Entenda quais as necessidades básicas que o produto atende, os sentimentos que o consumidor tem em relação a ele, e por fim o nível de relevância que o produto tem.

#3 – Pesquise, pesquise e pesquise
Não use apenas questionários com os consumidores, mas entenda e observe o comportamento deles, ou seja, qual horário eles consomem o produto, como eles consomem, com que frequência, etc.

#4 – Com base nas pesquisas, entenda quem são e analise os concorrentes
Conhecendo melhor os hábitos e comportamentos dos consumidores, você verá que o concorrente direto pode não ser aquele negócio que vende o mesmo produto que o seu. Vou dar um exemplo: Atendi uma época uma escola de idiomas em que realizamos um estudo aprofundado sobre seus concorrentes. Nossa conclusão foi que nosso maior desafio não era vencer as outras escolas da região, mas sim outras mensalidades, como academias ou outros cursos ali por perto.

#5 – Alinhe suas respostas com o propósito da sua marca
É importante manter a coerência no processo de branding, mantendo seu produto cada vez mais forte e relevante.

Author avatar
Vinicius Donderi
https://donds.com.br

Postar um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Usamos cookies para personalizar e melhorar sua experiência em nosso site. Visite nossa Política de Cookies para saber mais.